O Pense Piauí constitui uma rede dinâmica, formada por lideranças dos mais diversos segmentos. Constitui uma iniciativa supra partidária que pretende superar fragmentações sociais, mediante a estruturação de espaços de encontros e de debates, de modo a propiciar a formação de uma inteligência coletiva capaz de colaborar nas instâncias de decisões em favor do desenvolvimento do Estado e do bem comum.

A diversidade do grupo, ao invés de ser um óbice ao delineamento e à efetivação de metas, pode ser um grande potencial, na medida em que potencializa a capacidade reflexiva e as ações do grupo, pela ínsita capacidade de articulação promovida pelos diferentes setores institucionais aqui presentes.

A rede se faz e se refaz continua e permanentemente, adaptando-se de modo congruente com mudanças internas e externas, permitindo fluxos de interações que intercedam no estoque de futuros possíveis do Piauí.

O Pense Piauí não pretende substituir as instituições públicas e sociais. Como espaço de convergência, deve estimular o compartilhamento de informações, de estruturas e de ações entre as instituições.