Rede Pense Piauí distribui mais de 42 mil equipamentos de proteção individual para combater a Covid-19 Ao todo, já são 61 instituições beneficiadas com as ações, como hospitais, universidades e UBS's

Solidariedade, compromisso e responsabilidade social unem os voluntários da Rede Pense Piauí com o objetivo de ampliar as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Com o apoio da sociedade, de empresas, profissionais e diversos segmentos sociais, a Rede tem atuado de forma ativa e já distribuiu, em menos de um mês de campanha, 42.485 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a 61 instituições, como hospitais, universidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais de segurança.

Com a participação social, a campanha “Vamos Vencer Juntos” tem obtido resultados muito positivos. De acordo com o último balanço realizado, ao todo foram doados 38.757 máscaras, 1.627 aventais, 1.724 litros de álcool 70 e 377 cestas básicas. E para que essa iniciativa consiga alcançar a meta de distribuir 120 mil itens de EPI e 300 mil litros de álcool 70 para a população, é indispensável que as pessoas continuem a contribuir por meio de doações de insumos ou confecção de itens e entrega.

Benjamin Vale é médico e um dos coordenadores da Rede. Ele conta que recentemente foram entregues 1000 máscaras ao grupo Jorge Batista, Farmácias Globo. “A ação é resultado de um trabalho em cadeia realizado pela Rede. São 83 núcleos de produção, entre eles temos costureiras, ateliês, oficinas e fábricas, tudo pensado e organizado para impulsionar nossas ações e, assim, alcançarmos cada vez mais pessoas nessa luta contra a pandemia. Para isso, é importante que mais empresas, a sociedade civil e voluntários colaborem e alimentem essa corrente do bem”, reforça.

O coordenador ainda explica que para centralizar as ações, a Rede tem como principal ponto de recolhimento e distribuição o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado na Avenida Higino Cunha, no bairro Ilhotas. “Além disso, em parceria com a FADEX/UFPI, temos arrecadado dinheiro por meio de doações coletivas para dar seguimento às nossas produções e ações solidárias”, explica Benjamin.

Os interessados em doar para o Fundo de Enfrentamento ao Coronavírus no Piauí podem realizar depósitos na conta Banco do Brasil, Agência 3791-5, Conta corrente 10250-4 FADEX PENSE PIAUI FADEX – Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação – CNPJ 07.501.328/0001-30. A FADEX é fundação de apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).